Eu vivo com HIV/AIDS desde 1997. A minha história com o vírus você jamais verá nas mídias ditas e pseudo profissionais. Até porque as mesmas não se interessam por pessoas que, "como eu, fazem parte da maioria absoluta que não distorce a realidade", para lacrar, influenciar, ganhar notoriedade, likes e monetizar. Eu sou um vencedor!

OBRIGADO DR. PAULO!

Dr. Paulo Renato Vasconcelos de Souza,
Dr. Paulo Renato Vasconcelos de Souza

Hoje é um dos dias mais tristes de toda minha vida. Nesta madrugada (26/12/2020) faleceu o Dr. Paulo Renato Vasconcelos de Souza, a quem chamo carinhosamente de ANJO. Dr. Paulo era médico infectologista e por muitos anos tratou, recuperou, respeitou, acarinhou e trouxe de volta à vida vários pacientes do SECRAIDS de Santos.

Um desses pacientes sou eu, que em 1997 estava desenganado por todos pelo estado debilitado e grave que estava, ocasionado pelas complicações da AIDS. Foi neste momento que entrou na minha vida UM ANJO: O DR. PAULO RENATO. Um médico, um ser humano, um amigo, um conselheiro que tinha como única intenção, SALVAR VIDAS...todas as vidas que procuravam sua ajuda. Eu posso afirmar que só estou aqui, vivo, graças a ele!

Dr. Paulo, desde o início da epidemia de HIV dividia-se entre as enfermarias da Santa Casa de Santos e do Hospital Guilherme Álvaro, além de atuar no SECRAIDS. Além de médico, era um homem de fé e pregava na Igreja Presbiteriana de Santos. Não tinha quem não gostasse dele. Jamais faltou aos pacientes que sabiam que, mesmo atrasados, mesmo no final do expediente, ele os atenderia com toda atenção e carinho. Apaixonado por tudo. Homem bom. Homem que viveu para a família. Lutou bravamente contra a doença mas agora encontra ao Deus que ele sempre amou e professou. A Infectologia, os colegas de profissão, os pacientes perdem um grande grande médico, ser humano, amigo!

Eu poderia ficar horas citando as virtudes dele, mas acredito que aqueles que o conheceram sabem, viram e sentiram de perto todas elas, que não eram poucas. Nas minhas consultas com ele obtinha todas as respostas às minhas dúvidas, e quando conseguíamos sucesso nos tratamentos ele vibrava e comemorava junto cada vitória. Somente para você ter uma idéia do seu caráter, da sua índole. do seu enorme coração, vou apenas citar uma passagem, que até pode parecer insignificante, porém tenho certeza que se você a ler de coração aberto, perceberá no seu gesto, toda sua grandeza.

Eu sempre me tratei no serviço de saúde público Municipal de Santos, ou seja, no SECRAIDS, pois jamais tive plano de saúde. Numa oportunidade eu precisava de um atendimento urgente, mas minha consulta estava marcada para uma data somente após 2 meses, contando daquele dia. Soube através de uma enfermeira que Dr Paulo atendia em algumas ocasiões em um consultório particular. Como não poderia esperar dei um jeito de arrumar dinheiro para pagar a consulta e a agendei. Resumindo, fui atendido com a atenção de sempre e tive meu problema resolvido. Até ai nada demais, não é mesmo? Mas na saída quando me despedi da secretaria, ela me devolveu o dinheiro da consulta atendendo solicitação dele. Na época e por muitos anos após o meu diagnóstico de HIV, eu fiquei sem nenhuma renda, desempregado e sem receber benefício do INSS. Creio que não preciso dizer mais nada.

Apesar de não seguir nenhuma religião, eu, em respeito as crenças do Dr. Paulo, desejo e tenho certeza que Deus o recebeu de braços abertos, até mesmo porque, pelo menos para mim ele foi um Anjo aqui na terra e o será na eternidade.

Descanse em paz meu amigo anjo
DR. PAULO RENATO VASCOCELOS DE SOUZA.

2 comentários:

  1. Que bom que ainda existem pessoas maravilhosas, que fazem a diferença nessa vida, lamento sua perda meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Michel. Ele fez a diferença na vida de muitas pessoas, um verdadeiro anjo que jamais será esquecido.

      Excluir

Respeitando será respeitado
(a), simples assim!